domingo, 31 de agosto de 2025

A Magia das Frutas - Jangada Teatro

A Jangada Teatro estreou em maio, um ciclo de teatro escolar com o espetáculo ‘A Magia das Frutas’. Fomos convidados para criar as marionetas e os cenários. Foi um desafio muito interessante que aceitamos e demos tudo para que o espetáculo fosse um sucesso.










 

Barracada! Festival Olhó Boneco!

BARRACADA!
Festival Olhó Boneco 2025

Foi mesmo isso. Uma barraca de São Paulo, outra de Brión, outra de Birmingham, outra de Nápoles e uma bem portuguesa de Santa Maria da Feira. Foi a festa da marioneta tradicional em Vila do Conde organizada e criada pelo Marcelo Lafontana e pela Fátima Pereira da Lafontana Formas Animadas. Que bom que foi juntar tanta tradição e tantos amigos!

No final foi apresentado um espetáculo comunitário criado por Fatima Pereira e Marcelo Lafontana que juntava numa grande barraca todas os personagens clássicos e outras personagens que numa paródia incrível juntaram tradição, inovação e muito humor.


Marionetas e marionetistas presentes:

Mamulengo - Marcelo Lafontana
Teatro Dom Roberto- Rui Sousa
Mr. Punch - Clive Chandler
Pulcinella - Irene Vecchia
Barriga Verde - Borja Insua Lema














 

A Coca de Monção em marionetas gigantes

 A Força de Um Povo foi o espetáculo que deu origem a um projeto comunitário que aconteceu entre abril e junho de 2025. Durante estes meses foi desenhado o espetáculo, foram construídas as marionetas gigantes e foi ensaiado um espetáculo único com a banda sonora dos tambores do povo de Monção e a arte dos membros das Associações locais. Foi um espetáculo com mais de 100 pessoas que participaram ativamente na representação e no total com mais de 200 participantes desde os artistas, aos construtores, percussionistas, equipa do município e os membros da nossa companhia. A organização de toda esta ação foi do Município de Monção.



























Julgamento do Galo - Guarda 2025

Em fevereiro, mais propriamente no Domingo Gordo do Entrudo, é julgado e queimado o Galo. Este ano coube-nos a nós criar este monumental galo com condições de marioneta, que mexia as asas e falava. Foi um dia gélido mas muito quente de camaradagem, trabalho, festa e canja.
Obrigado aos nossos amigos da Guarda em especial ao Daniel Antonio Neto da Rocha, pelo convite ao desafio.

Neste dia o galo é julgado, defende-se e é queimado pelas culpas colocadas sobre si e sem defesa aparente. Serve-se uma canja a todos que estão na praça e celebra-se o Entrudo de uma forma ímpar.
















 

A Magia das Frutas - Jangada Teatro

A Jangada Teatro estreou em maio, um ciclo de teatro escolar com o espetáculo ‘A Magia das Frutas’. Fomos convidados para criar as marioneta...